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Blogue de divulgação do património biológico e/ou geológico do Concelho de Ponte da Barca que pretende dinamizar acções desenvolvidas no Agrupamento de Escolas, no âmbito do projecto "BioBarca", considerado de mérito no Concurso de Ideias da 9.ª edição "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho.

quinta-feira, 17 de março de 2011

BioBarca

A Terra é um local especial no Universo, lar de milhões de organismos únicos com uma dinâmica e propriedades como nenhum outro descoberto até hoje.
Os domínios da vida estendem-se, desde as profundidades dos oceanos, ao cume das altas montanhas. A Terra é, pois, um grande sistema. Como dizia Carl Sagan, "Bem-vindos ao planeta Terra, um lugar de céus azuis de azoto, oceanos de água líquida, florestas calmas e prados agradáveis, um mundo fervilhante de vida… dolorosamente belo e raro."
Deste "mundo", fazem parte vários subsistemas, sendo dois deles a Geosfera e a Biosfera. As alterações que ocorrem em qualquer um dos subsistemas podem comprometer o equilíbrio actual do planeta.
Cada um de nós tem a responsabilidade de preservar a Biosfera, a Geosfera e os outros subsistemas, para manter o privilégio da vida na Terra. Um passo importante, nesse sentido, passa pelo conhecimento destes subsistemas no meio que nos rodeia.
Neste âmbito, pretende-se realizar um estudo mais aprofundado da fauna, da flora e do património geológico de Ponte da Barca, enquanto região inserida no Parque Nacional Peneda-Gerês.
Assim, será elaborado um roteiro integrando os principais pontos de interesse biológico e geológico da região que posteriormente será utilizado para promover o turismo de natureza do Concelho de Ponte da Barca, contribuindo para o aumento do emprego associado a este sector. Este roteiro será elaborado em formato digital, utilizando as ferramentas Google maps e Fgis. Recorrendo ao GPS, serão introduzidas imagens locais de interesse turístico e biológico. O "Biobarca" revestir-se-á ainda de uma vertente interactiva e será publicado nas páginas Web do Agrupamento de Escolas e da Câmara Municipal.
Serão desenvolvidas metodologias de trabalho activas, equacionando percursos de aprendizagem interdisciplinares que permitam uma eficaz educação com enfoque CTS. Serão também efectuadas parcerias e protocolos com a Câmara Municipal, EDP, Universidade do Minho, Parque Nacional Peneda-Gerês, Associação de Pais, ADERE, PlanetaLima (dinamização de actividades desportivas e animação turística), CSI (Centro de Som e Imagem do Agrupamento de Escolas).

Principais objectivos do projecto   
   • Desenvolver protocolos com várias instituições com vista à integração do projecto na Comunidade;
   • Elaborar um roteiro com os principais pontos de interesse biológico e geológico da Região;
    • Promover o turismo da natureza;
    • Sensibilizar, a nível local e nacional, para a conservação deste património;
    • Interiorizar a urgência de uma mudança de atitudes, no sentido de uma melhor contribuição enquanto cidadão responsável e interveniente;
    • Desenvolver competências e capacidades através da realização das diversas tarefas;
    • Promover metodologias de trabalho activas, equacionando percursos de aprendizagem interdisciplinares que permitam uma eficaz educação com enfoque CTS.


Actividades

    • Saídas de campo para recolha de informação de locais geomorfológicos ou de "habitats" de espécies com interesse ecológico, científico ou educacional;
   • Recolha de algumas amostras de rochas da região e respectiva classificação;
   • Identificação das suas propriedades em actividades laboratoriais;
   • Trabalhos de pesquisa;
   • Visita ao Parque Nacional Peneda-Gerês;
   • Visita ao Museu do Quartzo (Senhora da Paz), o maior museu de cristais do País;
   • Palestra sobre biodiversidade proferida pelo Doutor Pedro Gomes, da Universidade do Minho;
   • Elaboração de um roteiro com os locais de interesse biológico e geológico, disponibilizado em locais próprios, quer em papel, quer virtualmente (permitir uma visita virtual, com fotografias e vídeos sobre os pontos de interesse da região);
   • Apresentação do trabalho final a toda a comunidade.


A vertente lúdica da aplicação dos conteúdos programáticos, utilizados na elaboração do roteiro, permitirá a sua consolidação, de uma forma mais estimulante. Convictos de que uma experiência lúdica relevante pode motivar os alunos para as Ciências Exactas, acreditamos que as actividades serão alvo de receptividade por parte dos alunos, contribuindo, assim, para o sucesso escolar.

1 comentários:

Unknown disse...

Como instalar um gadget no meu blog?

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