About this blog

Blogue de divulgação do património biológico e/ou geológico do Concelho de Ponte da Barca que pretende dinamizar acções desenvolvidas no Agrupamento de Escolas, no âmbito do projecto "BioBarca", considerado de mérito no Concurso de Ideias da 9.ª edição "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho.

terça-feira, 22 de março de 2011

Entre Ambos-os-Rios


Este é um espaço abençoado pela água!
A Norte, desliza o Lima. E, na sua margem esquerda, entre a paisagem rural e bosques de carvalhos, correm os rios Froufe e Tamente com as suas galerias ripícolas. Nos bosques, podemos encontrar aves como o gaio-comum, o pisco-de-peito-ruivo, águias-de-asa-redonda e o peneireiro-vulgar e mamíferos como o javali e o corço.
É possível ver também afloramentos rochosos de pegmatitos que foram no passado objectos de exploração por serem locais de precipitação de ouro.

RIO FROUFE

Intimamente associado a uma falha de orientação NE/SW, o vale do rio Froufe destaca-se dos demais pelo seu perfil de vale encaixado em V, extremamente estreito e com vertentes muito abruptas.
As suas encostas escavadas em afloramentos graníticos são povoadas por inúmeras cascatas e piscinas naturais, de entre as quais se destaca o Poço da Baraceira.
Dominando todo o vale, surge o rio Froufe cujas margens revelam uma galeria ripícola típica com a fauna e flora associadas a este tipo de ecossistema e resíduos da vegetação primitiva do Norte de Portugal (carvalhal). Realce também para as “empondras”, colocadas no leito do rio, permitindo passagem entre margens.

0 comentários:

Enviar um comentário