About this blog

Blogue de divulgação do património biológico e/ou geológico do Concelho de Ponte da Barca que pretende dinamizar acções desenvolvidas no Agrupamento de Escolas, no âmbito do projecto "BioBarca", considerado de mérito no Concurso de Ideias da 9.ª edição "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho.

terça-feira, 22 de março de 2011

Serra Amarela

A Serra Amarela situada no Noroeste Português, em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, atinge o seu ponto mais elevado na Louriça (1362 metros).
Miguel Torga descreve-a como sendo “um dos ermos mais perfeitos de Portugal. Situada entre o Gerês e o Lindoso, as suas dobras largas, fundas e solenes (…) cruzam-na os lobos, os javalis e as corças, (…) mora nela o sopro claro das livres asas e os risos abertos dos grandes sóis. (…) É Portugal nuclear, a Ibéria na sua pureza essencial e granítica. Um pé de azevinho aqui, urzes milenárias acolá, um carvalho numa garganta (…).”
  

MATA DO CABRIL
A Mata do Cabril, na Serra Amarela, é uma das três reservas integrais (com o mais alto estatuto de protecção) do Parque Nacional da Peneda-Gerês.
É constituída, principalmente, por um carvalhal, embora também existam azevinhais na zona da cabeceira e uma galeria ripícola junto ao rio. A envolver a vegetação arbórea, encontram-se extensas áreas de matos. O carvalhal é dominado pelos carvalho-alvarinho e carvalho-negral, mas também apresenta espécies raras, como a uva-do-monte e o azereiro. Este carvalhal, de aspecto luxuriante, é uma amostra do que foi em tempos a vegetação arbórea que cobria todo o Noroeste de Portugal.

0 comentários:

Enviar um comentário