About this blog

Blogue de divulgação do património biológico e/ou geológico do Concelho de Ponte da Barca que pretende dinamizar acções desenvolvidas no Agrupamento de Escolas, no âmbito do projecto "BioBarca", considerado de mérito no Concurso de Ideias da 9.ª edição "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho.

terça-feira, 22 de março de 2011

Rio Lima

De traçado quase rectilíneo, constitui um corredor ecológico de assinalável importância, facilitando a ligação entre as montanhas do Noroeste e o Oceano Atlântico.
O Rio Lima atravessa formações geológicas com afloramentos graníticos. Corre entre faixas marginais por vezes arenosas e com galerias ripícolas desenvolvidas ou transformadas em áreas agrícolas férteis.
Muito importante para a conservação de espécies piscícolas migradoras, a bacia hidrográfica deste rio é uma das duas únicas no país onde o salmão (salmo salar) ainda ocorre, embora em número muito reduzido. De salientar ainda a existência de sável (alosa alosa), savelha (alosa fallax), lampreia-marinha (petromyzon marinus) e panjorca (rutilus arcasii). Embora não esteja confirmada a ocorrência de toupeira-de-água (galemys pyrenaicus), é segura a sua existência em afluentes importantes, o que indicia a elevada importância deste sítio como "habitat" e corredor ecológico para esta espécie.

0 comentários:

Enviar um comentário