About this blog

Blogue de divulgação do património biológico e/ou geológico do Concelho de Ponte da Barca que pretende dinamizar acções desenvolvidas no Agrupamento de Escolas, no âmbito do projecto "BioBarca", considerado de mérito no Concurso de Ideias da 9.ª edição "Ciência na Escola" da Fundação Ilídio Pinho.

terça-feira, 22 de março de 2011

Bravães

Acompanhando um pequeno riacho, vamos, pouco a pouco, ganhando altitude por calçadas e carreteiros para, desta forma, vencermos os declives e chegarmos a uma pequena ermida, onde é venerada a imagem da N.ª Sr.ª da Pegadinha.
Daqui, pode-se apreciar a bela paisagem sobre o Vale do Lima, onde as povoações se vão disseminando, moldando os solos e decorando o verde da paisagem, do cimo da montanha ao fundo do vale.

Continuando a subir, por entre campos de cultivo e pequenos bosques, chegamos ao cimo do monte, onde podemos observar a policromática imensidão do vale. Lá ao fundo, junto ao Lima, espera-nos a Fonte Santa com águas sulfurosas  indicadas para tratamentos de doenças da pele.
Desse local, parte, na direcção Poente, a ecovia, um percurso de encanto que, sempre pela margem esquerda do rio, nos leva, a pé ou de bicicleta, à descoberta de mil e uma maravilhas!

0 comentários:

Enviar um comentário